O que é o Santíssimo Sacramento?

Nosso Senhor Jesus Cristo, querendo habitar em meio à sua Igreja até o fim do mundo e provar constantemente a fé de seus fieis Instituiu o Sacramento da Eucaristia, na Quinta-feira Santa, algumas horas antes de começar sua dolorosa Paixão.

Ele tomou o pão ázimo (isto é, sem fermento), abençoou-o e, por sua onipotência, transformou-o na própria substância de seu corpo. Depois tomou um cálice, que encheu de vinho, abençoou-o e consagrou-o na substância do Seu Sangue divino. De tal maneira que os apóstolos, ao receber o que Jesus lhes apresentou, receberam não pão e vinho, mas o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, o próprio Jesus Cristo, oculto sob as aparências do pão e do vinho.


A fé nos mostra que na hóstia consagrada o Corpo do Salvador é vivo, todo inteiro, unido ao Seu Sangue, à sua alma e à Sua divindade. O mesmo se dá em cada partícula da Santa Hóstia, Jesus Cristo está realmente, substancialmente e corporalmente presente, como na Hóstia inteira.

Quando o sacerdote toma a Hóstia, ele não parte o Corpo do Senhor, mas somente o sinal sensível, a aparência do pão, que vela este Corpo divino e que o torna presente no altar. No cálice, Jesus Cristo está igualmente presente todo inteiro. Seu Sangue adorável está aqui, cheio de vida, unido ao Seu Corpo, à Sua alma e à Sua divindade.

Jesus Cristo está presente em cada gota de vinho consagrado, como em cada partícula da Santa Hóstia.

Como é o mais augusto, o mais santo de todos os sacramentos, é chamado o Santíssimo Sacramento, o Sacramento por excelência. Dá-se a ele também o nome de Eucaristia, palavra que vem do grego e significa a graça por excelência.

O Santíssimo Sacramento é, pois, o bom Deus; é Jesus Cristo que está aqui, corporalmente presente em meio aos cristãos.

Assim, pelo Santíssimo Sacramento, Ele continua a habitar realmente no meio de Deus. Não o vemos, mas Ele está igualmente presente, como um homem está realmente presente numa habitação, mesmo estando escondido atrás de uma cortina.

O véu que na Eucaristia, nos oculta Jesus Cristo, são as espécies sacramentais, isto é, as aparências do pão e do vinho. Nós devemos crer igualmente naquilo que não vemos, isto é, na divindade e na humanidade de Jesus Cristo, ambas presentes sob o véu da Hóstia consagrada.

A Igreja nos ensina ainda que os sacerdotes, e somente eles, recebem de Deus, por meio do Sacramento da Ordem, o poder de consagrar, isto é, de mudar o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo. Eles o Fazem em uma cerimônia religiosa augustíssima que se chama Santa Missa.

No meio da Missa, o sacerdote transforma o pão e o vinho no Corpo e o Sangue no Filho de Deus. O sacerdote e os cristãos que estão preparados comungam, isto é, recebem o próprio Cristo, a fim de permanecer mais fieis e de amá-lo mais.

Após a Santa Missa, o Santíssimo Sacramento é respeitosamente conservado sob a espécie do pão e guardado no sacrário no meio do altar.

Voltar a página principal.